A História por Trás de Duas Fotos (1)

Image

No vídeo ‘Reston: Expedição à Antártica 2011‘, fiz questão (absoluta) de incluir duas fotos. Não eram as melhores fotos, mas, do ponto de vista sentimental, são as que mais me emocionam.

Na primeira, eu apareço na parte da frente do navio, com uma máscara protetora de pescoço e rosto. Saíamos do Canal de Beagle e nos preparávamos para enfrentar as tormentas do Estreito de Drake.

Essa foto foi tirada por Beatrix Gaeta (da Grécia). Uma senhora de 80 anos que estava participando da expedição. Como o navio começava a, literalmente, sacudir de um lado para o outro, eu estava me segurando com uma das mãos e com a outra, instintivamente, agarrei firme a parka de Beatrix para que ela não caísse.

Tivemos uma rápida, mas inesquecível, conversa. Ali, recebi uma das lições de vida e vontade de viver mais lindas que uma pessoa poderia ensinar. Com 80 anos, Beatrix poderia estar descansando em casa, tomando um chá na frente de uma lareira e esperando seus dias passarem.

Mas não, ali estava ela, enfrentando perigos, levando os limites da sua mente aos extremos e seu corpo à exaustão. E eu, vendo os seus olhos brilharem a cada aventura que ela me contava! Ao nos despedirmos, ela me disse: ‘Reston, essa sem dúvida, é a maior aventura da minha vida! Mas, com certeza, não será a última’.

Fotógrafos, por definição, não gostam de ser fotografados. Mas, sinto-me um privilegiado. E foi uma honra ter tido o registro exato, e para sempre, de como Beatrix Gaeta me viu, naquele momento tão especial, enquanto meus olhos se enchiam de lágrimas.

Written by Marcelo Reston

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.